Coisas que precisa saber sobre financiamento imobiliário!

Quando você pensa em comprar um imóvel através de financiamento imobiliário, inúmeras perguntas vêm a sua cabeça. Neste artigo vamos te esclarecer a maioria destas dúvidas. Te trazendo os esclarecimentos necessários.

Uma das primeiras perguntas é quanto preciso dar de entrada. O valor mínimo exigido geralmente varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, isto vai depender da sua capacidade de financiamento e o quanto você  tem de FGTS.

E outra pergunta que geralmente é uma das primeiras, é o quanto consigo financiar. Isto vai depender de sua renda bruta, se tem ou não comprometimento de renda, como empréstimos ou financiamnto e da data de seu nascimento. Neste artigo te mostramos como fazer uma simulação.

Financiamento-Imobiliário
Fonte:Canva

O valor da parcela do financiamento tem reajuste?

Sim. Quando você assina o contrato do financiamento imobiliário, as parcelas são definidas com um valor fixo Price ou decrescente SAC. Mas estes valores  são corrigidos pelo índice definido no momento da assinatura do contrato.

O valor da parcela do financiamento geralmente é corrigido pela TR (Taxa Referencial). Este índice está relacionado à inflação e ao consumo, como a economia brasileira está em momento mais estabilizado, a TR tem ficado bem baixa.

Nos últimos anos estes índices não tem ocasionado grandes aumentos nos valores das parcelas. Isto tem ocorrido devido a inflação baixa,  mas como o salário tem reajuste no decorrer do período, você quase não sentirá  o reajuste da parcela.

Para que serve o seguro do financiamento imobiliário?

A maioria das pessoas pensam que o seguro do financiamento imobiliário é somente mais uma despesa que são obrigados a pagar quando compram um imóvel financiado.  Pois na maioria das vezes não são esclarecidos de maneira adequada pelos vendedores.

A função do seguro é proteger tanto o credor quanto o comprador de imprevistos que podem acontecer, enquanto a dívida estiver em vigência. Pois num período tão longo, muitas interpéries podem acontecer,  isto é muito ruim principalmente para o comprador.

Em caso de morte ou invalidez do comprador, o credor não fica no prejuízo e sua família mantem o bem financiado. A seguradora faz a indenização  total ou parcial ao banco.  O seguro também protege o imóvel de alagamentos, explosões e incêndios. Neste site saberá mais sobre o seguro imobiliário.

O que me impede de conseguir o financiamento?

Um dos motivos que te impede imediatamente de conseguir o financiamento imobiliário é ter o nome com restrição de crédito. Para conseguir qualquer tipo de crédito em banco, é necessário ter o nome limpo e uma fonte de renda comprovada.

Ter outros financiamentos que compromentam parte de sua renda, pode  reprovar ou gerar dificuldades em conseguir financiamento. Problemas na receita federal como, falta de entrega da declaração do imposto de renda, divergência de documentos, impostos atrasados também dificultam conseguir o crédito.

Outro fato que pode te impedir a aprovação, é fazer a renegociação de dívidas anteriores e ter pago elas com desconto. Isto te leva para um cadastro restritivo interno, e mesmo tendo o nome limpo o financiamento pode ser reprovado.

Qual a melhor maneira de amortizar o saldo devedor?

Sempre que você antecipa pagamento de qualquer financiamento, é vantajoso. Pois quando se pode pagar as dívidas antes do prazo de vencimento, sempre trará mais tranquilidade no dia a dia e evita pagar juros caso esqueça de pagar na data do vencimento.

Existe duas maneiras para amortizar  a dívida do financiamento imobiliário. Uma delas  é reduzindo as parcelas, além de pagar as que vencem atualmente, ir pagando as últimas parcelas sempre que possível. Podendo usar o seu FGTS a cada 2 anos.

Outra forma é pagar o saldo devedor e manter a quantidade de parcelas, quando você reduz o saldo devedor, também diminui o valor da parcela presente. Os bancos não podem negar o abatimento do saldo devedor. Se alguma instituição fizer isto, é só denunciar no banco central.

É possivel transferir o financiamento para outra pessoa?

Sim. Para fazer a transferência do seu financiamento imobiliário para outra pessoa. Você precisa comunicar o banco credor, feito  isto o banco irá solicitar toda a documentação da pessoa interessada, para aprovar ou não  crédito dela.

Apôs ser aprovada, a pessoa irá assinar o contrato de financiamento, e pagar todas as despesas oriundas da operação. Desta  forma  tudo começa  do zero, como se você nunca tivesse financiado o imóvel.

A transferência do financiamento  na prática é como se você estivesse vendido o  imóvel, quitado o seu saldo devedor com o banco, e a pessoa que comprou o imóvel foi até o seu banco e fez o financiamento. Assim suas responsabilidades  de pagamentos acabaram.

Scroll to Top