Em diversas partes do mundo o transporte aquático de passageiros encontra se bem estabelecido em cidades como: Veneza na Itália, Amsterdã na Holanda, Lisboa em Portugal, Estocolmo na Suécia, Hamburgo na Alemanha, Londres e Liverpool na Inglaterra, Sidney na Austrália e em Nova York.
Esta modalidade de transporte também é utilizada ao redor do mundo, fazendo a ligação entre cidades, países e alguns continentes. No Brasil o transporte hidroviário de passageiros é usado em muitas cidades.
Na cidade São Paulo, tivemos recentemente a inauguração deste transporte. Dois terminais foram construídos na represa Billings na zona Sul da cidade, ligando os bairros do Cantinho do Céu e o Mar Paulista.
Sobre a localização e percurso.
O primeiro transporte aquático de São Paulo, tem seu trajeto percorrendo a represa Billings. Com o terminal no Parque Linear Cantinho do Céu na região do Grajaú e outro no Parque Mar Paulista, no bairro da Pedreira.
Com um percurso de 5,6 quilometros, feito em aproximadamente 17 minutos, proporcionando que moradores dos bairros da região que usam o transporte público gastem um tempo muito menor para chegarem em Interlagos e Santo Amaro.
O trajeto que por vias terrestre é maior, com aproximadamente 17,5 km e gastando um tempo de cerca de 1 hora e 20 minutos, com esta nova opção estes moradores passam a ter uma melhora na sua qualidade de vida, gastando menos tempo para fazer o deslocamento.
Quais os benefícios do transporte Aquático?
Em diversas cidades pelo mundo o transporte aquático de passageiros traz inúmeros benefícios para sua população. Que vai desde ligar continentes a ilhas, e a redução com o custo de obras de infraestruturas.
Em muitas cidades o transporte aquático atrai o turismo, pois as pessoas desfrutam de uma paisagem e sensação diferente, usando este meio de locomoção. Mas sua grande importância é a redução do tempo de viagem para quem usa esta rota todos os dias.
Com esta inauguração na represa billings na zona Sul de São Paulo, os moradores dos bairros nesta região chegarão ao terminal Santo Amaro e ao metrô linha Lilás em menor tempo, o que vai melhorar em muito a qualidade de vida desta pessoas. Veja neste artigo as novas linhas e estações do metrô de São Paulo.
Como é o funcionamento?
Sendo inaugurado recentemente o aquático de São Paulo funciona de maneira experimental, funcionando de segunda a domingo das 9 ás 17:30 horas, com intervalos de 30 minutos e tarifa gratuíta até 31 de Dezembro de 2024. Com operação assistida.
Após o período eperimental o horário de funcionamento será extendido, os intervalos serão menores e a tarifa será cobrada, com os passageiros usando o bilhete único e fazendo a integração com os demais meios de transporte da cidade.
No terminal Cantinho do Céu tem o ônibus circular 606C-10, para transportar os passageiros da região do Cocaia. No terminal Mar Paulista, tem a linha 627M-10 Mar Paulista – Terminal Santo Amaro, este é um serviço semi-expresso, com apenas duas paradas para embarque e desembarque de passageiros.
Conhecendo as embarcações.
As embarcações têm capacidade para transportar 60 passageiros sentados, não é permitido viajar em pé, possuem coletes e botes salva-vidas, uma tripulação treinada para atender e orientar os passageiros. Sendo a embarcação comandada por um piloto marinheiro.
Os barcos possuem ar condicionado, wi-fi gratuito, tomadas para regarregar celulares, banheiros, área para transporte de bicicletas e acesso para pessoas com mobilidade reduzida, deficientes cadeirantes ou não.
Além de não poder viajar em pé, os passageiros precisam seguir outras regras: como crianças menores de 2 anos precisar estar no colo, e menores de 12 anos não viajam sem acompanhantes, pessoas com bicicletas embarcam e desembarcam após os demais passageiros. Saiba mais sobre o Aquático de São Paulo.