O Minha Casa Minha Vida  no crescimento imobiliário.

O programa Minha Casa Minha Vida, teve sua idealização com o objetivo de fornecer condições, para que  a população de baixa renda pudesse adquirir suas moradias, passando a viver de maneira mais dígina.

O primeiro programa habitacional brasileiro foi  criado em 1946, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, que governou até 1951. O Minha Casa Minha Vida foi a evolução de todos os programas habitacionais existentes anteriormente.

O programa foi além de fornecer condiçoes para a camada da população de baixa renda conseguir sua moradia. Com a evolução desde sua criação em 2009 e pelo aprimoramento que teve nestes anos, se tornou muito importante para o crescimento imobiliário do Brasil.

Minha-Casa-Minha-Vida
Fonte:Canva

O programa atraiu investimento imobiliário.

O Minha Casa Minha Vida tem atraído volumosos investimentos no setor imobiliário. Grandes incorporadoras e construtoras estão investindo cada vez mais na construção de projetos de habitação popular em todas as regiões das cidades.

Com incentivos governamentais como subsídios, taxa de juros menores, tornam os projetos mais acessíveis pela facilidade financiamento. Isto atrai  o interesse das construtoras, pois a demanda é muito grande e assim a certeza de vendas em menor tempo.

Além dos incentivos financeiros, muitas incorporadoras são motivadas pelo impacto social de fornecer moradias às famílias de baixa renda. Outro fato importante é a estabilidade econômica  do país que permite o planejar os projetos ao longo prazo.

Expansão de áreas urbanas e infraestrutura.

Ao incentivar a aquisição de imóveis, o Minha Casa Minha Vida contribui para a expansão urbana. Estimulando a construção de novos empreendimentos habitacionais em inúmeras cidades do país.

Com esta expansão, ajudou na descentralização das cidades, promovendo  o nascimento de novos bairros. E incentivando a construção de novos condomínios em bairros localizados fora do eixo central das grandes cidades.

Com a contrução de novas habitações, o programa contribuiu para melhorar a infraestrutura das regiões beneficiadas com os novos empreendimentos imobiliários. Levando os governantes a melhorar a condição de vida da população ali existente.

O Minha Casa Minha Vida aumenta a demanda por imóveis.

O Brasil sempre teve um déficit habitacional muito grande, com políticas públicas pouco eficiente. Somando  a dificuldade para a população de baixa renda conseguir financiamento, a falta de moradia com o passar dos anos aumentou cada vez mais.

Antes da criação do programa em 2009, muitas pessoas nem procurava o imóvel para comprar, pois sabia que não tinha condições. Com nova situação, as famílias passaram a buscar a compra de seu primeiro imóvel.

Isto aumentou a demanda pelos emprreendimentos do Minha Casa Minha Vida, o que incentivou as construtoras a investirem mais na construção de mais apartamentos para atender a procura destes novos compradores. O que contribui também no aumento de oferta.

Contribuindo na redução do déficit habitacional.

O programa Minha Casa Minha Vida, tem  como objetivo de reduzir o déficit habitacional brasileiro, que hoje está próximo a 8.000.000 de unidades, necessárias para que cada família tenha uma moradia dígna.

Para reduzir este déficit é preciso políticas públicas para  o aumento de crédito imobiliário e facilitando a compra do primeiro imóvel por estas famílias. Mas tais medidas não podem ser interrompidas, precisam de continuidade.

Programas de interesse social, que oferecem subsídios e condições especiais de financiamento para as famílias de baixa renda. Ajudando  na aquisição de sua casa própria, reduzindo o déficit habitacional e promovendo a inclusão social. Saiba neste artigo, como a construção de imóveis contribuem para o crescimento do Brasil.

Vendas de imóvel na planta.

A venda de imóvel na planta é uma prática muito usada no mercado imobiliário, onde as construtoras oferecem unidades que ainda estão em fase de construção ou de planejamento. Adquirindo um imóvel  desta forma o comprador terá muitas vantagens.

Os imóveis na planta tem preços mais baixos que os prontos, então além de oferecer melhores condições para a compra, este imóvel poderá ter uma grande valorização, e o comprador pode obter um retorno sobre o investimento antes mesmo de se mudar. Neste site saiba como sobre investir em imóveis.

Os imóveis vendidos pelo programa Minha Casa Minha Vida, entre 50% a 76%  das unidades disponíveis  são vendidos no primeiros meses de lançamento. É muito dificil conseguir um imóvel pronto pelo programa, em bairros mais centralizados.

Scroll to Top