A função social do Programa Minha Casa Minha Vida.

O programa Minha Casa Minha Vida, tem a função não apenas de levar moradia com qualidade às pessoas de baixa renda. Mas promover melhorias nos bairros onde estas habitações são construidas.

Reduzir o déficit habitacional do pais, que hoje chega aos 8.500.000 de moradias necessárias, para que todo brasileiro tenha um lugar para morar. Este número pode chegar a 10.000.000 em menos de 10 anos.

O programa também é muito importante para a geração de emprego e renda, pois a indústria da construção civil é um dos segmentos fortes, que contribui de maneira significativa com o crescimento econômico do país

Minha-Casa-Minha-Vida
Fonte: Canva

Proporcionar a população melhor qualidade de vida.

O programa Minha Casa Minha Vida, contribui em muito para a inclusão social, fornecendo moradia adequada para sa famílias de baixa renda e promovendo a igualdade de oportunidades.

Hoje no brasil, a maioria da população nas grandes cidades, vivem em bairros onde tem poucos espaços e quase nenhuma opção de lazer. Neste empreendimentos, além da moradia, as famílias têm uma estrutura para diversão e bons momentos, sem precisar se deslocar.

Outro fator importante é a segurança, os pais podem sair para trabalharem ou realizar seus demais afazeres e ficarem menos preocupados com a segurança de seus filhos. Pois nestes ambientes, eles estão livres das grandes mazela que afeta nossas cidades.

Melhorando a infra estrutura dos bairros.

De maneira geral, sempre que é construido um novo empreendimento imobiliário em um bairro, a região recebe diversas melhorias em sua infraestrutura. Levando aos moradores, muitos benefícios importantes.

Estas melhorias vão desde ruas em boas condições de circulação, melhora na iluminação pública, mais oferta de transporte público, novos pontos comerciais, escolas, creches, postos de saúde e muito mais benefícios para a população.

Este crescimento de infraestrutura ocorre, pela quantidade de famílias que passam a viver no bairro. O que atrai o interesse de comerciantes a instalarem suas lojas na região. E o poder público tem a obrigação de oferecer a estes moradores, as condições de atendimento necessárias aos serviços básicos.

O Minha Casa Minha Vida na geração de empregos.

O programa Minha Casa Minha Vida, vai além do objetivo de reduzir o déficit habitacional e levar o acesso à população de baixa renda a moradias dígnas, e que estejam dentro das regras do programa. É também extremamente importante na geração de empregos.

O programa estimulou o setor da construção civil, que é muito importante na geração de empregos diretos ou indiretos. À medida que foram construidos cada vez mais empreendimentos no país, houve necessidade de mais profissionais para a execução destas obras.

Além disto o programa impulsionou outros setores da economia. Pois a construção civil demanda uma série de insumos, como tijolos, ferros, cimento, dentre outros materiais de construção. Isto estimula a produção e o comercio do setor, ocasionando um crescimento geral na economia.

Permitir as famílias morar em bairros mais centralizados.

No início do programa Minha Casa Minha Vida, os empreendimentos eram construidos nas periferias das grandes cidades. Dificilmente era possível encontrar algum projeto próximo aos centros destas cidades.

Hoje este panorama mudou completamente, podemos encontrar diversos empreendimentos imobiliários, nos bairros centrais das grandes cidades. Isto faz que muitas famílias possam viver mais perto de seus estudo e empregos.

Essa estratégia tem como objetivo reduzir as distâncias e facilitar a vida das pessoas, consequentemente melhora sua qualidade de vida e acesso aos serviços públicos, e áreas de lazer, como parques, museus, shoppings entre outros. Conheça neste artigo fatores que determinam a valorização imobiliária.

A criação das zonas de interesse social.

As zonas de interesse social, são áreas definidas pelo poder público com o objetivo de implementar políticas habitacionais, para que as famílias de baixa renda possam adquirir sua moradia nos bairros mais centralizados.

Dentro do programa Minha Casa Minha Vida, foi criado o HIS, Habitação de Interesse Social, que permite às famílias de baixa renda tenham a prioridade na compra destes imóveis. O HIS segue regras específicas e impede as compra destes imóveis por investidores. Conheça as regras do HIS

O HIS é dividido em duas faixas, o HIS 1 contempla famílias com até 03 salários mínimos, quem está nesta faixe de renda pode também receber o subsídio do Casa Paulista. O HIS 2, abrange as famílias com até 06 salários mínimos, muitos empreendimentos têm este limitador de renda, permitindo que apenas famílias com esta renda máxima, possa adquirir o imóvel.

Scroll to Top