Quando você decide comprar uma casa ou apartamento pelo programa Minha Casa Minha Vida, existe algumas informações muito importantes que precisa saber. Este conhecimento vai te ajudar bastante para fazer a compra com tranquilidade.
No momento que você entra na internet, ou vai a um stande de vendas para conhecer algum empreendimento. Muitas vezes não consegue perguntar para o corretor tudo que precisa saber, neste artigo vai esclarecer estas informações.
Em muitos casos você nem tem estas dúvidas, e o corretor que te atende nem fala a respeito delas. Não é que ele esteja ocultando informações, pois são tantos esclarecimentos, que muitos detalhes passam despercebidos.
Assinei o contrato da construtora, corro risco de não assinar o financiamento com a Caixa?
Sim. Mesmo que você tenha conseguido a pré aprovação e assinado o contrato de compra e venda com a construtora, existe algumas situações que podem te impedir de assinar o contrato de financiamento com a Caixa.
Até assinar o contrato de financiamento com a Caixa, você não poderá compromenter sua renda, fazendo por exemplo compra de veículo financiado ou fazer qualquer outro tipo de compra parcelado, inclusive parcelamento de dívida de cartão de crédito. Não pode ter restrição de crédito em seu nome.
Sendo solteiro(a) não poderá casar antes de assinar o financiamento, com uma pessoa que tenha uma renda e juntando com a sua irá superar o limite do programa Minha Casa Minha Vida, ee a renda da outra não for formal nada muda.
Sou autônomo consigo comprar pelo Minha Casa Minha Vida?
Sim. Precisará atender as mesmas regras do programa Minha Casa Minha Vida, da mesma forma que os cidadão que têm renda formal, você passará por uma análise da Caixa e não tendo restrição de crédito, nem comprometimento de renda, poderá ser aprovado(a) sim. Neste artigo conheça mais sobre o MCMV.
Para fazer a análise e buscar a aprovação, você precisa ter conta corrente com movimentação e apresentar os extratos do últimos 6 meses. É necessário declaração do imposto de renda com o valor suficiente para conseguir o crédito que precisa.
Pelo fato de não ser contribuinte do FGTS, você terá a taxa de juros sem o desconto de 0,5% ao ano. Somente quem trabalha com registro em carteira é beneficiado, mas você consegue os demais benefícios do Minha Casa Minha Vida.
Tenho renda suficiente e nome limpo, mas não consigo aprovação.
Existem alguns fatores que mesmo você tendo o nome limpo e renda suficiente, podem te impedir de conseguir aprovação do financiamento imobiliário. Quando uma pessoa busca crédito, o sistema financeiro faz um raio X de sua vida financeira.
Então, se você sempre paga suas contas atrasadas, isto pode te impedir de conseguir aprovação. Outra situação que pode atrapalhar é você ter pago alguma dívida atrasada na Caixa com desconto, isto te leva para o restritivo interno.
Caso fez algum financiamento, por exemplo de veículo e no decorrer de sua vida e usou o serviço destas empresas que prometem baixar o valor das parcelas ou quitar o financiamento sem pagar mais nada. Você passa a não ser um cliente interessante para os bancos e poderá não ter aprovação mesmo com nome limpo.
Fiquei desempregado(a), corro risco de perder o apartamento?
Sempre que deixamos de pagar um bem que foi financiado corremos o risco de perdê-lo. Pois ainda devemos uma parte dele. Então a melhor maneira de evitar a perda é pagar o saldo devido, mesmo que para isto seja necessário de desfazer do bem. É melhor que perder tudo.
Com o apto não é diferente, mas caso tenha perdido o emprego e consegue honrar com o pagamento das parcelas do financiamento, você não correrá nenhum risco de perder o imóvel. Pois o que importa é os pagamentos estarem em dia.
No programa Minha Casa Minha Vida, existe um período de carência que você poderá usar quando não conseguir fazer o pagamento por alguns meses. Este limite é de 6 meses, pode solicitar nos telefones 3004 1105 (capitais) ou 0800 726 0505, opção 7.
É vantagem antecipar parcelas?
Sim. Sempre é vantajoso antecipar pagamentos, quando conseguimos reduzir nossas dívidas futuras, ficamos mais tranquilos. E quando pagamos as parcelas antes do prazo conseguimos reduzir os juros, e evitamos gastar o dinheiro com algo desnecessário.
Umas das maneiras mais usadas para amortização do financiamento imobiliário é pagando as ultimas parcelas. Com esta prática você consegue bons descontos nos juros e a cada 2 anos você pode usar o seu FGTS. Clique para conhecer as regras de uso.
Mas a melhor maneira de ter um desconto melhor nos juros é abater o saldo devedor. Procure sempre juntar um determinado valor e vá até o banco e reduza o saldo do financiamento, ao fazer isto, automaticamente terá a redução dos juros e o valor da parcela presente.
Saiba a mágica do tripé: Subsídio, financiamento e entrada.
A maioria das pessoas ficam em dúvida em relação ao subsídio concedido no programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Ele é definido pela sua renda total bruta e se tem filho menor de 18 anos, quando for comprar o imóvel sozinho(a).
Para receber algum valor de subsídio você precisa ter renda máxima de R$ 4.400,00. Acima deste valor não terá o benefício, mas consegue taxas de juros mais baixa, além de pagar um valor menor de documentação do imóvel.
Quem recebe subsídio com valor mais alto, consegue um financiamento menor e vai precisar de uma entrada maior. Porém quem recebe valor menor de subsídio terá um valor maior de financiamento e vai precisar de entrada menor. Link externo Neste site irá conseguir mais detalhes.